quarta-feira, 2 de novembro de 2016

The Shanti Shoes - Revelações Part. 1

Fellow travelers | Companheiros de viagem,

A Novidade que temos para anunciar é que...  

Os shanti shoes estão de volta, porque o verão não acaba aqui ...

Hoje gostaríamos de partilhar convosco a origem dos nossos Sapatos Artesanais - Os famosos Shanti Shoes, que a Time Out classificou como de "Fazer Chorar pelo Verão" ;p 

Tudo começou numa tarde de Fevereiro em Bangkok debaixo de 30º à sombra e a necessidade de uns sapatos confortáveis para continuar a caminhar... (porque o Verão só agora está a começar do outro lado do mundo...)

Foi assim, num dos vários passeios que demos por Bangkok à procura de têxteis étnicos e naturais e produções locais sustentáveis, que conhecemos um grupo de artesãos nos subúrbios de Bangkok que já trabalhava no desenho e produção de sapatos há alguns anos, ou seja, com um conhecimento vasto nesta área. 

Em parceria com este pequeno grupo de artesãos e a Kitty, jovem empresária Tailandesa, conseguimos desenvolver uma linha de sapatos artesanais para a Oficina Shanti. Optámos, como sempre, por tecidos naturais, desta vez pelo Algodão e o Cânhamo (fibra natural muito resistente) e por atacadores de sisal (corda). Não sendo o interior dos nossos sapatos 100% natural, este é feito de uma esponja muito confortável e respirável que permite o pé respirar e sentir-se a "caminhar nas nuvens"! 

Este "caminhar nas nuvens" vem de uma das características mais importante dos nossos sapatos, que respeitam o conceito BAREFOOT ou de SAPATOS MINIMALISTAS!

O que são? Este tipo de sapatos são modernos e procuram simular a dinâmica natural do andar e dão mais liberdade aos pés, promove os benefícios do naturalismo, do pé descalço e do contacto com o mundo de uma forma real e positiva.  
São considerados minimalistas por várias razões: o seu "drop zero", ou seja a diferença de altura entre o calcanhar e a frente do sapatos ser mínima, por possuir uma forma larga, pouco amortecimento, muita flexibilidade e leveza.  As vantagens deste tipo de sapatos são: o aumento da sensação e acção dos dedos dos pés (na flexão, extensão e afastamento) e a redução da rigidez do arco plantar (zona média do pé) e como consequência imediata a correcta distribuição do peso por todo o pé;


Para além dos tecidos naturais utilizados um dos padrões que apresentamos é tipicamente Tailandês sendo a estampa do padrão azul e branco conseguida através de uma técnica artesanal milenar o Batik, do qual falaremos no próximo post. 


Até já

Anita e Rebecca

with Love, 


_/\_














Sem comentários:

Publicar um comentário